Com o cavebot, você pode fazer seu char andar pela cave, e com o targeting, seu char atacará os monstros
Criando waypoints
Os waypoints determinam para onde o seu char deve ir. Existem oito tipos:
Stand: Faz o seu char andar até um ponto, a menos que este lugar seja inacessível. Bom para usar em sqms que precisam ser idos em uma hunt como por exemplo em um rope spot, em uma escada, etc...
Node: Tem a mesma função do Stand, mas com um recurso a mais, o Skip Nearby Nodes (explicarei mais abaixo).
Walk: Caminha em direção ao ponto até encontrar um monstro. Quando encontra um monstro passa para o waypoint de baixo
Action: Cria uma action (explicarei mais abaixo)
Rope: Usa a corda no sqm do waypoint
Ladder: Sobe a escada do sqm do waypoint
Shovel: Usa o shovel no sqm do waypoint
Lure: Quando combinado com o targeting, lura os monstros até o sqm do waypoint
O Emplacement (em cima dos tipos de waypoint) determina para qual lado será criado o waypoint.
Por exemplo, para criar o waypoint de descer uma escada, você pode ficar ao sul da escada e colocar Emplacement: North. Depois disso é só clicar em Stand, que será criado um waypoint que faz seu char descer a escada (lembre-se de sempre voltar o Emplacement para Center)
Do lado esquerdo da tela, ficam à mostra todos os waypoints do seu script. Embaixo disso, há 5 botões:
< Seleciona o waypoint anterior
> Seleciona o waypoint seguinte
Clear Apaga todas os waypoints
Label Dá um nome ao waypoint (útil para actions)
Del Apaga o waypoint selecionado
A opção Show Labels determina se os nomes dados aos waypoints (labels) serão mostrados ou não.
A opção Follow Waypoints ativa ou desativa o Cavebot
Salvando e carregando Configurações
Naquele espaço maior, aparecem todos os seus scripts de cavebot (*.elfc) que ficam na pasta \scripts do seu elfbot.
Nessa região há 3 botões:
Edit: Abre uma tela com os waypoints escritos na linha, para você editar manualmente
Save: Salva os waypoints em um script com o nome especificado no espaço Name logo acima, se já existir, substitui
Load: Carrega o script selecionado na lista
Alertas
Cada alerta tem três caixinhas que podem ser marcadas:
S É tocado um som de alarme e a janela do seu tibia começa a piscar
P Pausa o cavebot e o targeting
X X-Log (como dar exit no tibia, mas o tibia continuar aberto)
Agora os alertas:
Player on screen: Ativado quando aparece algum jogador na tela
GM/CM detected: Ativado quando aparece um GM ou CM na tela
Player attacking: Ativado quando algum player te atacar
Default chat msg: Ativado quando alguém mandar uma mensagem no Default channel (amarela)
Private chat msg: Ativado quando alguém manda uma mensagem privada (azul)
Disconnected: Ativado quando seu char é desconectado sem ser intencionalmente. Neste alarme, a opção P não existe e a opção X faz você reconectar
Looting
Como o próprio nome diz, nessa parte do cavebot, você configura o que irá pegar de loot
Para colocar um novo item:
Primeiro, clique em <New Entry>
.No primeiro quadradinho, coloque o ID do item
.No segundo quadradinho, coloque para qual bp vai o item:
0-15 Bps numeradas de 0 a 15 na ordem que vc as abriu
e O bot coloca o item na primeira bp com espaço
e1 Igual ao e, mas pula a primeira bp
g O bot coloca o item em cima do corpo do monstro
.No terceiro quadradinho, coloque uma descrição a sua escolha
O botão Del pode ser usado para apagar o loot do item selecionado
Opções
Use rope: vc determina se usa Rope normal ou se usa Elvenhair Rope
Use shovel: vc determina se usa Shovel ou Light Shovel
Quando vc estiver atacando um monstro e passar à distância especificada no Skip Nearby Nodes de um Waypoint tipo Node, o cavebot pula este Node e vai para o próximo waypoint. Isto é bom pois o seu char não vai até lá na frente e tem que voltar, ele somente vai. Assim, o Node é o waypoint mais recomendado para caminhar na cave.
Open next bp: Quando está marcada, o bot olha em todas as suas bps abertas. Se uma estiver cheia, o bot procura dentro desta outra bp e abre
Loot nearby targets: Ativa ou desativa o loot de targets que foram mortos ao seu lado
Loot distant targets: Ativa ou desativa o loot de targets que foram mortos a mais de 1sqm de distância do char
Actions e Hotkeys
nessa parte só darei uma pequena introdução às actions e hotkeys, lembrando que no cavebot, actions podem ser usadas nos Actions Waypoints e hotkeys no Cavebot Hotkeys.
as actions podem ser usadas para fazer quase qualquer coisa no tibia. existem muitas funções. aki citarei apenas algumas importantes para cavebot:
Usando items (bom para entrar no bueiro, abrir portas, etc...)
adicione um Action Waypoint no seu script
na espaço em braco coloque, substituindo IDDOITEM pelo id do item:
Código:
usegrounditem IDDOITEM
Pulando para um label
Lembra que eu expliquei o q era label?
aki está o seu uso. por exemplo, o Action Waypoint com o código a seguir pula para o label NOMEDOLABEL:
Código:
gotolabel NOMEDOLABEL
somente para exemplo: com essas actions, seu char falará 'hi' no Default e depois falará 'deposit all', 'yes' no NPCs
Código:
say hi npcsay 'deposit all' npcsay 'yes'
esse código falará 'hi' no default, depois falará 'trade' no NPCs e depois irá vender todos os items de id ITEM que vc tiver nas bps. se quiser, troque 100 pelo número de items que quiser vender (100 vende todos)
Código:
say 'hi' npcsay 'trade' sellitems ITEM 100
Você também pode usar condições.
Elas seguem esse padrão:
Código:
if [condição] {action}
Código:
countitems 3031 if [$count > 1000] gotolabel deposit
Hotkeys são como actions, mas podem se repetir de tempo em tempo.
por exemplo:
Código:
auto 100 ifplayerattacking {gotolabel pk | settargeting off | end}
Código:
auto 3000 if [$mp >= ($maxmp - 5)] say 'exura'
Todas as actions (inglês)
Todas as variáveis (inglês)
Targeting
Adicionando um monstro
1.No lado esquerdo da tela, clique em <New Monster>
2.Ao lado direito, onde está escrito Name, coloque o nome do monstro (por exemplo, Cyclops)
3.Logo embaixo há a opção Count. Ela serve para criar diferentes tipos de ataques para uma certa quantidade de monstros. Assim, vc pode colocar 2+ para que akelas configurações de atk só sejam realizadas quando tem 2 ou mais do monstro. Além disso, essa opção também é útil para magias de área. Por exemplo, usando Count, se no seu Desired Action está uma magia de área, o bot somete irá usá-la se a magia pegar o Count de monstros. Se não quiser isso, deixe em Any.
4.No espaço Categories, vc pode aplicar o monstro a uma determinada categoria. O nome da categoria pode ser uma letra ou um algarismo. Para aplicar mais de uma categoria a um mesmo monstro, coloque por exemplo fd4s para colocar um monstro nas categorias f, d, 4 e s. Agora o que importa, vc pode colocar no Name o nome de uma categoria (Category: f) e estabelecer um tipo de atk para qualquer um dos monstros da categoria, apreveitando-se ainda o Count, explicado acima. Se não quiser nd disso, deixe vazio.
5.Ao lado do Count está o opção Setting #, deixe ela em 1
6.No HP% range, coloque 0 to 100
As duas opções acima podem ser usadas para que o bot se comporte de até 4 maneiras diferentes dependendo da porcentagem da vida do monstro. Se quiser, estabeleça cada setting para cada porcentagem de vida e opções de ataque ao monstro
7.Na opção Monsters attacks, selecione as magia que o monstro usa : Avoid wave para deviar de waves (tipo exevo blablablá hur) e Avoid Beam para desviar de beams (tipo exevo vis lux). Se não tiver nenhuma, deixe na opção Don't Avoid
8.Na opção Danger Level, você coloca um número de 1 a 10 representando o perigo do monstro, isto será usado no Target Selection (explicarei mais abaixo)
9.Escolha no Desired Stance o modo que seu char irá atacar o monstro:
.Melee - Strike O char enfenta o bicho cara a cara e usa uma magia strike (exori blablablá) nele
.Melee - Parry O char enfenta o bicho cara a cara e tenta manter somente duas criaturas na sua volta
.Dist - Away O char ataca o monstro na distância especificada no Range distance
.Melee - Reach O char vai até o bicho pelo caminho mais rápido e ataca cara a cara.
.Melee - ParryReach Combinação entre o Melee - Parry e o Melee - Reach
.Melee - Approach O char vai até o bicho e ataca este evitando fields e procurando manter o número mínimo de monstros em volta
.Melee - Circle O char circula o monstro a 1sqm deste
.Melee - ReachCircle Combinação entre Melee - Circle e Melee - Reach
.Melee - ReachStrike Combinação entre Melee - Strike e Melee - Reach
.Dist - Wait O char espera o monstro chegar e então começa a atkar na distância do Range distance
.Lose Target O bot tenta perder o monstro, indo para um lugar onde ele não estará mais na tela
.Lure target O bot, lura na distância do Range distance, o monstro ateh o local do waypoint tipo Lure e depois atk cara a cara
.Dist - Straight Como um Dist - Away, só que o bot tenta andar em linha reta
.Dist - Lure Como um Dist - Away, só que na direção do waypoint Lure
.Dist - WaitStraight Combinação entre Dist - Straight e Dist - Wait
.Dist - WaitLure Combinação entre Dist - Lure e Dist - Wait
10. No primeiro quadradinho da Desired action coloque Attack para atacar o monstro (se quiser segui-lo coloque Follow). No segundo quadradinho coloque que magia ou runa vc quer usar no monstro (se não tiver deixe em No action)
11. No Attack mode coloque o modo que vai atkar o monstro. Stand é parado e Chase é seguindo o monstro. Se quiser que o bot não altere, deixe em No change
12. No Wear ring coloque o anel que quiser usar para matar o monstro. Se não for usar anel, deixe em No change
13. Marque Play Alarm se quiser que o bot dispare um alarme quando o monstro aparecer na tela
14. Marque Loot monster se quiser que o bot pegue o loot do monstro (não marque em monstros sem loot)
Stance Options
um pouco de opções aki:
Range distance: coloque aqui a que distância quer que o seu char ataque os monstro quando o Desired Stance é à distância
Attack frequency: a frequencia que vc quer que o bot utilize as magias, em milissegundos (1000ms = 1s)
Ignore other's monsters: os monstros que estiverem a essa distância (em sqms) de outra pessoa serão ignorados (bom para ficar na frente de outros bots)
Run targeting: roda o targeting
Salvando e carregando Configurações
Naquele espaço maior, aparecem todos os seus scripts de targeting (*.elft) que ficam na pasta \scripts do seu elfbot.
Nessa região há 3 botões:
Edit: Abre uma tela com os waypoints escritos na linha, para você editar manualmente
Save: Salva os waypoints em um script com o nome especificado no espaço Name logo acima, se já existir, substitui
Load: Carrega o script selecionado na lista
Seleção do target
essa parte é um monte de barrinhas. ajuste conforme o que for mais importante na hora de escolher um monstro para atacar(ignorar: encostado no canto esquerdo. quanto mais importância mais para a direita)
List order: Seleciona pela ordem de monstros que aparecem na tela (battle window)
Health: Seleciona os monstros pela quantidade de vida (menos hp = melhor)
Proximity: Seleciona os monstros pela proximidade (mais perto = melhor)
Danger: Seleciona os monstros pelo Danger level que vc especificou em cada um (mais perigoso, melhor)
Random: Seleciona aleatoriamente (se tiver com outro fator, dá um pouco de aleatoriedade)
Stick: Procura manter o mesmo target por mais tempo
Marque a opção Target must be reachble se vc quiser que o bot não ataque criaturas inalcançáveis (que não dá pra ir andando até o monstro)
Marque a opção Target must be shootable se vc quiser que o bot não ataque criaturas que uma magia, rod ou runa não consiga acertar (espaço bloqueado por paredes ou outra coisa)
ACABOU

essa hotkey é bom o mal dela se tiver um bicho na hunt que se parece com um player ela ficar pulando para pk toda hora tá falta algo ainda nessa hotkey auto 100 ifplayerattacking {gotolabel pk | settargeting off | end}
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