sexta-feira, 4 de agosto de 2017

TUTORIAL ELFBOT-CAVE-BOT

                                                CAVE-BOT                                                         


Com o cavebot, você pode fazer seu char andar pela cave, e com o targeting, seu char atacará os monstros


Criando waypoints

Os waypoints determinam para onde o seu char deve ir. Existem oito tipos:

Stand: Faz o seu char andar até um ponto, a menos que este lugar seja inacessível. Bom para usar em sqms que precisam ser idos em uma hunt como por exemplo em um rope spot, em uma escada, etc...

Node: Tem a mesma função do Stand, mas com um recurso a mais, o Skip Nearby Nodes (explicarei mais abaixo).

Walk: Caminha em direção ao ponto até encontrar um monstro. Quando encontra um monstro passa para o waypoint de baixo

Action: Cria uma action (explicarei mais abaixo)

Rope: Usa a corda no sqm do waypoint

Ladder: Sobe a escada do sqm do waypoint

Shovel: Usa o shovel no sqm do waypoint

Lure: Quando combinado com o targeting, lura os monstros até o sqm do waypoint

Emplacement (em cima dos tipos de waypoint) determina para qual lado será criado o waypoint. 

Por exemplo, para criar o waypoint de descer uma escada, você pode ficar ao sul da escada e colocar Emplacement: North. Depois disso é só clicar em Stand, que será criado um waypoint que faz seu char descer a escada (lembre-se de sempre voltar o Emplacement para Center)

Do lado esquerdo da tela, ficam à mostra todos os waypoints do seu script. Embaixo disso, há 5 botões:

< Seleciona o waypoint anterior

> Seleciona o waypoint seguinte

Clear Apaga todas os waypoints

Label Dá um nome ao waypoint (útil para actions)

Del Apaga o waypoint selecionado

A opção Show Labels determina se os nomes dados aos waypoints (labels) serão mostrados ou não.

A opção Follow Waypoints ativa ou desativa o Cavebot

Salvando e carregando Configurações

Naquele espaço maior, aparecem todos os seus scripts de cavebot (*.elfc) que ficam na pasta \scripts do seu elfbot.

Nessa região há 3 botões:

Edit: Abre uma tela com os waypoints escritos na linha, para você editar manualmente

Save: Salva os waypoints em um script com o nome especificado no espaço Name logo acima, se já existir, substitui

Load: Carrega o script selecionado na lista

Alertas

Cada alerta tem três caixinhas que podem ser marcadas:

S É tocado um som de alarme e a janela do seu tibia começa a piscar

P Pausa o cavebot e o targeting

X X-Log (como dar exit no tibia, mas o tibia continuar aberto)

Agora os alertas:

Player on screen: Ativado quando aparece algum jogador na tela

GM/CM detected: Ativado quando aparece um GM ou CM na tela

Player attacking: Ativado quando algum player te atacar

Default chat msg: Ativado quando alguém mandar uma mensagem no Default channel (amarela)

Private chat msg: Ativado quando alguém manda uma mensagem privada (azul)

Disconnected: Ativado quando seu char é desconectado sem ser intencionalmente. Neste alarme, a opção P não existe e a opção X faz você reconectar

Looting
Como o próprio nome diz, nessa parte do cavebot, você configura o que irá pegar de loot

Para colocar um novo item:

Primeiro, clique em <New Entry>

.No primeiro quadradinho, coloque o ID do item

.No segundo quadradinho, coloque para qual bp vai o item:

0-15 Bps numeradas de 0 a 15 na ordem que vc as abriu

e O bot coloca o item na primeira bp com espaço

e1 Igual ao e, mas pula a primeira bp

g O bot coloca o item em cima do corpo do monstro

.No terceiro quadradinho, coloque uma descrição a sua escolha

O botão Del pode ser usado para apagar o loot do item selecionado

Opções

Use rope: vc determina se usa Rope normal ou se usa Elvenhair Rope

Use shovel: vc determina se usa Shovel ou Light Shovel

Quando vc estiver atacando um monstro e passar à distância especificada no Skip Nearby Nodes de um Waypoint tipo Node, o cavebot pula este Node e vai para o próximo waypoint. Isto é bom pois o seu char não vai até lá na frente e tem que voltar, ele somente vai. Assim, o Node é o waypoint mais recomendado para caminhar na cave.

Open next bp: Quando está marcada, o bot olha em todas as suas bps abertas. Se uma estiver cheia, o bot procura dentro desta outra bp e abre

Loot nearby targets: Ativa ou desativa o loot de targets que foram mortos ao seu lado

Loot distant targets: Ativa ou desativa o loot de targets que foram mortos a mais de 1sqm de distância do char

Actions e Hotkeys
nessa parte só darei uma pequena introdução às actions e hotkeys, lembrando que no cavebot, actions podem ser usadas nos Actions Waypoints e hotkeys no Cavebot Hotkeys.

as actions podem ser usadas para fazer quase qualquer coisa no tibia. existem muitas funções. aki citarei apenas algumas importantes para cavebot:

Usando items
 (bom para entrar no bueiro, abrir portas, etc...)
adicione um Action Waypoint no seu script
na espaço em braco coloque, substituindo IDDOITEM pelo id do item:
Código:
usegrounditem IDDOITEM
essa action usa o item de id IDDOITEM que for achado no chão a 1sqm de distância de vc.

Pulando para um label

Lembra que eu expliquei o q era label?
aki está o seu uso. por exemplo, o Action Waypoint com o código a seguir pula para o label NOMEDOLABEL:
Código:
gotolabel NOMEDOLABEL
Deposit
somente para exemplo: com essas actions, seu char falará 'hi' no Default e depois falará 'deposit all', 'yes' no NPCs
Código:
say hi
npcsay 'deposit all'
npcsay 'yes'
Vendendo items
esse código falará 'hi' no default, depois falará 'trade' no NPCs e depois irá vender todos os items de id ITEM que vc tiver nas bps. se quiser, troque 100 pelo número de items que quiser vender (100 vende todos)
Código:
say 'hi'
npcsay 'trade'
sellitems ITEM 100
Condições
Você também pode usar condições.
Elas seguem esse padrão:
Código:
if [condição] {action}
por exemplo, esse código conta a quantidade de dinheiro. depois, se essa quantidade for maior que 1000, vai para o label deposit
Código:
countitems 3031
if [$count > 1000] gotolabel deposit
Hotkeys
Hotkeys são como actions, mas podem se repetir de tempo em tempo.
por exemplo:
Código:
auto 100 ifplayerattacking {gotolabel pk | settargeting off | end}
a cada 100 milissegundos (1000ms = 1s) o bot verá se tem alguém te atacando. se tiver, ele pula para o label pk, desliga o targeting, e desliga o código, para que não ficasse pulando para o label pk constantemente

Código:
auto 3000 if [$mp >= ($maxmp - 5)] say 'exura'
a cada 3 segundos, o bot vê se a mana atual é maior ou igual ao máximo de mana menos 5. se for, fala 'exura'

Todas as actions (inglês)
Todas as variáveis (inglês)

Targeting


Adicionando um monstro

1.No lado esquerdo da tela, clique em <New Monster>

2.Ao lado direito, onde está escrito Name, coloque o nome do monstro (por exemplo, Cyclops)

3.Logo embaixo há a opção Count. Ela serve para criar diferentes tipos de ataques para uma certa quantidade de monstros. Assim, vc pode colocar 2+ para que akelas configurações de atk só sejam realizadas quando tem 2 ou mais do monstro. Além disso, essa opção também é útil para magias de área. Por exemplo, usando Count, se no seu Desired Action está uma magia de área, o bot somete irá usá-la se a magia pegar o Count de monstros. Se não quiser isso, deixe em Any. 

4.No espaço Categories, vc pode aplicar o monstro a uma determinada categoria. O nome da categoria pode ser uma letra ou um algarismo. Para aplicar mais de uma categoria a um mesmo monstro, coloque por exemplo fd4s para colocar um monstro nas categorias f, d, 4 e s. Agora o que importa, vc pode colocar no Name o nome de uma categoria (Category: f) e estabelecer um tipo de atk para qualquer um dos monstros da categoria, apreveitando-se ainda o Count, explicado acima. Se não quiser nd disso, deixe vazio.

5.Ao lado do Count está o opção Setting #, deixe ela em 1

6.No HP% range, coloque 0 to 100
As duas opções acima podem ser usadas para que o bot se comporte de até 4 maneiras diferentes dependendo da porcentagem da vida do monstro. Se quiser, estabeleça cada setting para cada porcentagem de vida e opções de ataque ao monstro

7.Na opção Monsters attacks, selecione as magia que o monstro usa : Avoid wave para deviar de waves (tipo exevo blablablá hur) e Avoid Beam para desviar de beams (tipo exevo vis lux). Se não tiver nenhuma, deixe na opção Don't Avoid

8.Na opção Danger Level, você coloca um número de 1 a 10 representando o perigo do monstro, isto será usado no Target Selection (explicarei mais abaixo)

9.Escolha no Desired Stance o modo que seu char irá atacar o monstro:

.Melee - Strike O char enfenta o bicho cara a cara e usa uma magia strike (exori blablablá) nele
.Melee - Parry O char enfenta o bicho cara a cara e tenta manter somente duas criaturas na sua volta
.Dist - Away O char ataca o monstro na distância especificada no Range distance
.Melee - Reach O char vai até o bicho pelo caminho mais rápido e ataca cara a cara.
.Melee - ParryReach Combinação entre o Melee - Parry e o Melee - Reach
.Melee - Approach O char vai até o bicho e ataca este evitando fields e procurando manter o número mínimo de monstros em volta
.Melee - Circle O char circula o monstro a 1sqm deste
.Melee - ReachCircle Combinação entre Melee - Circle e Melee - Reach
.Melee - ReachStrike Combinação entre Melee - Strike e Melee - Reach
.Dist - Wait O char espera o monstro chegar e então começa a atkar na distância do Range distance
.Lose Target O bot tenta perder o monstro, indo para um lugar onde ele não estará mais na tela
.Lure target O bot, lura na distância do Range distance, o monstro ateh o local do waypoint tipo Lure e depois atk cara a cara
.Dist - Straight Como um Dist - Away, só que o bot tenta andar em linha reta
.Dist - Lure Como um Dist - Away, só que na direção do waypoint Lure
.Dist - WaitStraight Combinação entre Dist - Straight e Dist - Wait
.Dist - WaitLure Combinação entre Dist - Lure e Dist - Wait

10. No primeiro quadradinho da Desired action coloque Attack para atacar o monstro (se quiser segui-lo coloque Follow). No segundo quadradinho coloque que magia ou runa vc quer usar no monstro (se não tiver deixe em No action)

11. No Attack mode coloque o modo que vai atkar o monstro. Stand é parado e Chase é seguindo o monstro. Se quiser que o bot não altere, deixe em No change

12. No Wear ring coloque o anel que quiser usar para matar o monstro. Se não for usar anel, deixe em No change

13. Marque Play Alarm se quiser que o bot dispare um alarme quando o monstro aparecer na tela

14. Marque Loot monster se quiser que o bot pegue o loot do monstro (não marque em monstros sem loot)

Stance Options

um pouco de opções aki:

Range distance: coloque aqui a que distância quer que o seu char ataque os monstro quando o Desired Stance é à distância

Attack frequency: a frequencia que vc quer que o bot utilize as magias, em milissegundos (1000ms = 1s)

Ignore other's monsters: os monstros que estiverem a essa distância (em sqms) de outra pessoa serão ignorados (bom para ficar na frente de outros bots)

Run targeting: roda o targeting

Salvando e carregando Configurações

Naquele espaço maior, aparecem todos os seus scripts de targeting (*.elft) que ficam na pasta \scripts do seu elfbot.
Nessa região há 3 botões:

Edit: Abre uma tela com os waypoints escritos na linha, para você editar manualmente

Save: Salva os waypoints em um script com o nome especificado no espaço Name logo acima, se já existir, substitui

Load: Carrega o script selecionado na lista

Seleção do target

essa parte é um monte de barrinhas. ajuste conforme o que for mais importante na hora de escolher um monstro para atacar(ignorar: encostado no canto esquerdo. quanto mais importância mais para a direita)

List order: Seleciona pela ordem de monstros que aparecem na tela (battle window)

Health: Seleciona os monstros pela quantidade de vida (menos hp = melhor)

Proximity: Seleciona os monstros pela proximidade (mais perto = melhor)

Danger: Seleciona os monstros pelo Danger level que vc especificou em cada um (mais perigoso, melhor)

Random: Seleciona aleatoriamente (se tiver com outro fator, dá um pouco de aleatoriedade)

Stick: Procura manter o mesmo target por mais tempo

Marque a opção Target must be reachble se vc quiser que o bot não ataque criaturas inalcançáveis (que não dá pra ir andando até o monstro)

Marque a opção Target must be shootable se vc quiser que o bot não ataque criaturas que uma magia, rod ou runa não consiga acertar (espaço bloqueado por paredes ou outra coisa)

ACABOU :D👋

Um comentário:

  1. essa hotkey é bom o mal dela se tiver um bicho na hunt que se parece com um player ela ficar pulando para pk toda hora tá falta algo ainda nessa hotkey auto 100 ifplayerattacking {gotolabel pk | settargeting off | end}

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